Notícias

SNIC: 65 anos de conquistas e desafios

28/08/2018

Há exatos 65 anos, a indústria do cimento começava uma nova etapa de sua história. Nascia o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Sem dúvida, um grande marco de uma trajetória iniciada ainda no final do século XIX, quando foram dados os primeiros passos na fabricação de cimento no Brasil.

Ao longo de todos esses anos, o SNIC cumpriu um papel de grande relevância para o país. Sua participação ativa como porta-voz da indústria do cimento se traduz em números: dados econômicos que propiciam o desenvolvimento de políticas públicas que buscam o bem-estar e a construção de uma infraestrutura para o País, e a elaboração de cenários. A interlocução permanente com as entidades do setor em outros países possibilita a indução de tecnologia e inovação, e a divulgação do pioneirismo da indústria de cimento brasileira.

Traduz-se também em uma atuação pautada pela sustentabilidade. É uma indústria que busca expandir e evoluir suas atividades sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente, adotando práticas de grande valia, como o coprocessamento de resíduos industriais como combustível nos fornos de suas fábricas em substituição a combustíveis fósseis como coque e adição de materiais alternativos ao clínquer, principal matéria prima do cimento, entre outros exemplos positivos.

Mas sustentabilidade vai além disso: a indústria do cimento proporciona permanente qualificação de seus funcionários e oferece a milhões de brasileiros o segundo produto mais consumido no mundo depois da água, essencial à construção, que se transforma em moradias, obras comerciais, industriais e de infraestrutura. Faz parte de uma complexa cadeia produtiva, que abrange desde a indústria da mineração até a construção, gerando emprego e renda em todos os cantos do Brasil. É também um grande termômetro da economia, refletindo o poder de consumo dos brasileiros. Ainda há muito a se construir no Brasil. E o SNIC está pronto para isso.