Roadmap – Neutralidade de Carbono

Principais Diretrizes

Em parceria com importantes instituições internacionais e nacionais, a indústria do cimento nacional lançava, em 2019, de forma pioneira no Brasil, o maior e mais ambicioso projeto de descarbonização de um setor industrial no país.

Intitulada Roadmap Tecnológico do Cimento, a iniciativa mapeava alternativas para o setor reduzir em mais de 30% sua intensidade de carbono, uma das mais baixas do mundo, até 2050.

Passados quase 5 anos, o setor mais uma vez se antecipa e, em parceria com a Global Cement and Concrete Association (GCCA), lança as diretrizes básicas para o setor não apenas reduzir, mas alcançar a neutralidade de suas emissões até 2050.

Para conseguir esta atualização de trajetória, de um Roadmap de Mitigação para um Roadmap de Neutralidade - o chamado Net Zero - faz-se necessário ampliar o escopo ao considerar, além do processo produtivo do cimento, o ciclo de vida do produto ao longo da sua cadeia de valor.

Para isso, este Roadmap incorpora, além dos potenciais de descarbonização sobre o (i) clínquer e (ii) cimento, também o (iii) concreto, (iv) construção, (v) recarbonatação, (vi) eletrificação e (vii) remoções e compensações.

Percebe-se que não existe uma bala de prata para atingir emissões líquidas zero dentro da indústria do cimento, mas uma série de alavancas que atuam na redução direta ou indireta das emissões do setor.

Os resultados desta curva de neutralidade são fruto de visões compartilhadas dentro da indústria do cimento brasileira, em consultas a diferentes comitês temáticos, bem como a outros stakeholders externos da cadeia do concreto e da construção. Estas visões ajudaram a alimentar o modelo de projeção de emissões da Global Cement and Concrete Association (GCCA) - parceira desta iniciativa - dentro do seu programa global Roadmap Accelerator Program.

Os diferentes potenciais aqui apresentados são resultantes da composição de complexos cenários integrados, passíveis de atualização e refinamento. Cada um deles representa um indicativo de possibilidades de mitigação, que pretende orientar políticas e esforços de descarbonização, dentro e fora do setor.

O seu atingimento exigirá, entretanto, muito além do incondicional esforço e comprometimento da indústria do cimento, ampla participação e cooperação de importantes stakeholders, como agentes da construção, agências de fomento, entidades representativas, governos nos seus diferentes níveis e academia.

Apresentação Roadmap Net Zero
Download