Sustentabilidade

Indicadores

A indústria do cimento caminha lado a lado com a sustentabilidade. Conciliar o desenvolvimento de sua atividade com a proteção do meio ambiente e o comprometimento com a sociedade sempre foi prioridade para o setor. Tal compromisso se faz presente desde a busca constante para intensificar o uso de matérias-primas e combustíveis alternativos, até a redução do consumo energético e das emissões de CO2.

Para atender a essas premissas, as empresas produtoras vêm, há muito tempo, implementando e intensificando esforços para aumentar a eficiência dos seus processos, preservar recursos naturais não renováveis e minimizar os seus impactos no ambiente.

Desde o início dos anos 2000, a indústria do cimento global apoia um dos maiores programas de sustentabilidade já realizados por um único setor industrial. Esta iniciativa, conhecida como Cement Sustainability Initiative (CSI), é um esforço de 23 das maiores empresas produtoras de cimento no mundo em prol da sustentabilidade.

Com operações em mais de 100 países e uma representatividade de cerca de 1/3 da produção mundial de cimento (2/3 sem a China) distribuída em mais de 900 instalações industriais, a iniciativa concentra o maior banco de dados de indicadores sustentáveis e emissões de CO2 no mundo.

A partir deste banco de dados, é possível acompanhar, ano a ano, o desempenho da indústria do cimento brasileira comparativamente aos principais países ou blocos produtores de cimento, para uma série de mais de 50 indicadores de performance (KPI).

Para maiores informações, acessar:

https://www.wbcsdcement.org/index.php/key-issues/climate-protection/gnr-database

 

Entre os principais indicadores, estão:

Indicadores