Notícias

Ciplan inaugura escola no DF

27/03/2018

Ciplan inaugura escola no DF

O governador Rodrigo Rollemberg ao lado do presidente da Ciplan Cimento Planalto S/A, Sergio Bautz, de Fernando Crosara, da ABCP Centro-Oeste e de vários secretários do Governo de Brasília compartilharam, no último dia 15 de março, com a emoção dos 683 alunos matriculados no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol durante a inauguração oficial da escola. Construída na região da Fercal, com recursos oriundos da CIPLAN e mobilizados a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, assinado pelo Governo de Brasília, IBAMA, MPDFT e a Ciplan, é uma obra socioambiental que agrega valores para o futuro da região na qual a cimenteira tem sua matriz. Uma verdadeira festa de cidadania em que a comunidade beneficiada foi protagonista de uma história de superação de obstáculos, que começou há 12 anos.

O presidente da Ciplan, Sergio Bautz, acredita que a escola chegou a tempo de fazer um resgate histórico dentro da comunidade na qual a cimenteira está inserida. “Não existe outra forma de avanços sociais que não seja pela educação. Eu sou o exemplo de uma pessoa que está à frente de uma empresa de porte nacional, com o mérito que alcancei através da educação e formação profissional.”, afirmou Bautz.

Para a promotora Márcia Pereira da Rocha da Proeduc, a Ciplan superou as expectativas do Ministério Público do DF. “Depois de mais de uma década de lutas e ter visto o que era a antiga escola e hoje visualizar uma instalação moderna, ampla, ventilada, com um espaço pensado em tantos detalhes, a comunidade merecia, pois ela não se satisfazia com uma escola caindo aos pedaços. Isso representa muito. A Ciplan teve um papel fundamental em cumprir o TAC, extremamente complexo. Neste âmbito inovador, que é o social, sendo cumprido por uma empresa privada, de cumprimento de normas, demonstrando que se importa com a comunidade em que está inserida e com o meio ambiente, representa muito. Isto tudo conjugado demonstra que parcerias como esta dão certo e que a gente vai construir coisas melhores ainda”, disse emocionada a promotora.

Unidade Escolar

A escola do Queima Lençol recebe alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que 200 estudantes participam da modalidade de Ensino Integral, ou seja, recebem todas as refeições na escola, além da carga horária curricular. Segundo a promotora Cristina Rasia Montenegro, da Promotoria do Meio Ambiente a educação é importante em todos os níveis. “Eu tenho certeza que o cumprimento deste TAC representa um marco da responsabilidade social da Ciplan para com o Distrito Federal e, de uma forma macro, para com o Brasil”, avaliou a representante da Prodema

Com amplas instalações, contendo 12 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, parte administrativa com salas para diretoria e vice, sala de reuniões, sala de orientação educacional, amplo pátio coberto com mesas e cadeiras, cozinha moderna e funcional, sistema de reaproveitamento da água da chuva, com 1.681m2 de área de pátio, parquinho e estacionamento, possui um total de 2.460 m2 de área total construída. Segundo o Secretário de Educação do DF, professor Júlio Gregório Filho, o momento é ímpar. ”Consideramos de suma importância os alunos não precisarem mais se deslocar até Sobradinho ou Sobradinho II. Os estudantes vão percorrer poucos km de suas casas até a unidade escolar. O rendimento escolar será outro em termos educacionais. Procuramos lotar na Queima Lençol, professores e servidores da comunidade e funcionários terceirizados para gerar emprego e renda na região, bem como mais comprometimento. Estatísticas da Secretaria de Educação demonstram que quando os filhos estudam na escola em que os pais trabalham a dedicação de ambos é bem maior”, analisou o titular da pasta da Educação.